Pesquisar este blog

13 maio 2020

10 LIVROS (PDF) PARA APRENDER SOBRE A ESCRAVIDÃO NO BRASIL E SEU LEGADO DE DESIGUALDADE SOCIAL

O Brasil foi um país construído pelo suor e sangue de africanos. Nossa sociedade foi construída em cima da escravidão, um processo que provocou cicatrizes que até hoje não cicatrizaram. Essas cicatrizes refletem em violência e desigualdades social.

É preciso lançar pelo menos dois olhares sobre os legados da escravidão no Brasil. O primeiro ponto seria os aspectos formadores da cultura, da identidade e da etnicidade brasileiras, pois o negro africano constitui um dos pilares étnicos de nossa formação social e cultural. Sua contribuição está imbricada na cultura geral, na religiosidade, na multiculturalidade étnica, na culinária, na musicalidade, na dança e nas demais expressões artísticas.
Pintura do francês Jean-Baptiste Debret de 1826

O segundo ponto seria a presença determinante do trabalho negro nos principais ciclos produtivos da história brasileira: açúcar, ouro, pecuária, café, entre outros. O escravo tornou-se imprescindível ao funcionamento da colônia e, mais tarde, do Brasil Imperial. Ao mesmo tempo, a escravidão produziu mazelas históricas em nosso país que dificilmente poderão ser reparadas. Uma dessas marcas é a segregação étnico-racial. Será mimi? Exagero? Se você acredita que isso não passa de "vitimização" certamente deveria dar uma lida em um desses 10 livros e ver como o legado da escravidão ainda está presente na nossa História.
Via História no Paint

Para fazer o download dos livros basta CLICAR AQUI!

Conteúdo retirado e disponível também no Blog História no Paint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.