Pesquisar este blog

08 abril 2020

CAI O REI DE ESPADAS, CAI O REI DE OURO, CAI E NÃO FICA NADA: O SÉCULO XIX EM MOVIMENTO

O século XIX trouxe às sociedades europeias o levante de ideias de modernidade influenciando todos os mecanismos que ajudaram na construção do mundo ocidental , isso pautado nas principais revoluções que sacudiram o globo: A revolução Francesa (1789) e a Primavera dos Povos (1848) ambas tornaram-se símbolos de lutas pelo o direito de igualdade como também na busca de transformações sociais.

Essas revoluções foram responsáveis por colocar em xeque o poder monárquico e religioso que se estendia desde a Idade Média por toda a Europa, como também, fez o nascer a burguesia elitista que logo depois tomaria forma e governaria no mesmo trono que os antigos reis outrora ocupavam.
Nessa matéria, trago um ensaio (ver link) a respeito das transformações que essas revoluções trouxeram na formação dos Estados e de como deram sentido a modernidade que assombrou o homem oitocentista.

LINK DO ENSAIO⇩
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx0ZW1wb3NpbnRlcmVzc2FudGVzMjAyMHxneDo0OTM5MzYzNTA3YzkwOWMw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.