Pesquisar este blog

26 abril 2020

BAIXE O CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO "OS PRIMEIROS BRASILEIROS"


Em celebração ao dia do índio, comemorado em 19 de abril, o Arquivo Nacional disponibiliza para download gratuito o catálogo da exposição "Os Primeiros Brasileiros", realizada em parceria com o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A amostra itinerante, que tem concepção e curadoria do antropólogo João Pacheco, reúne peças do acervo do Museu Nacional que não foram atingidas pelo incêndio de 2018 e é integrada por fotografias, músicas e filmes que expressam a rica cultura produzida por dezenas de povos que vivem na região Nordeste do Brasil. Com 40 painéis, 70 peças etnográficas e um vídeo documentário, "Os Primeiros Brasileiros" retrata, de forma sintética, registros de memórias sobre a cultura indígena, unindo o passado ao presente.
"O público tem a oportunidade de conhecer detalhes sobre a importância política, econômica e cultural dos povos indígenas em diferentes momentos da história brasileira. São imagens e informações de natureza histórica e etnográfica que favorecem a crítica a antigos preconceitos e propiciam o despertar de novas questões e formas de abordagem. O conceito da exposição permite uma identificação positiva com aquelas coletividades e um melhor entendimento de práticas, valores e utopias", explica João Pacheco.

A visita presencial à exposição está temporariamente suspensa, em virtude da pandemia de covid-19, mas você pode se aventurar pelas páginas do nosso catálogo virtual, que posteriormente estará disponível em versão impressa.

Mary Del Priore



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.